Um blog sobre pessoas, relações e tudo o que nos une.
.posts recentes

. A Retoma

. Timidez - Impacto na e da...

. Timidez - Exercícios simp...

. As 7 questões que se deve...

. Deixar a velha magia no s...

. 10 Regras para ser um ser...

. Um pequeno conto budista

. Estou de volta

. A Timidez

. Votação no SAPO

.arquivos

. Fevereiro 2010

. Setembro 2008

. Julho 2008

. Julho 2007

. Junho 2007

. Março 2007

. Dezembro 2006

. Novembro 2006

. Setembro 2006

Segunda-feira, 30 de Julho de 2007
A Timidez
Coloco aqui uma mensagem que me foi enviada por um leitor deste blog. Acho que poderá ser interessante para todos.

Caro Rui,

Sou um estudante universitário que ainda não conseguiu vencer a timidez. Tenho extrema dificuldade em falar com pessoas - até com pessoas que vejo e estudo todos os dias. Sei que fazer amigos requer tempo e paciência , mas eu nem sequer consigo ter conhecidos. Sempre fui anti-social, mas nunca quis ser. Quem quer certo? Mas não sei como não o ser.

Estou a estudar direito e vou precisar de muita comunicação pessoal; por isso sinto-me mal e deprimido por não conseguir vencer esta introversão. Mas não é a minha carreira que mais me preocupa. Sinto o meu bem estar emocional a deteriorar-se dia após dia e sinto-me perdido no meio das outras pessoas. Há alguma coisa que eu possa fazer para vender a timidez? Tenho lido alguns artigos com medicamentos como o Prozac e o seu sucesso nas pessoas mais passivas - devo considera-lo? Há algum sítio onde eu possa ir para ter terapia? Obrigado Rui. Se quiser publicar esta carta no seu blog e se isso ajudar outras pessoas, por favor não hesite.

- V.

 

Meu caro V.

No que diz respeito a sentir-se tímido, descanse que não está sozinho. A timidez é um conceito muito difícil de definir, mas asseguro-lhe que milhões de pessoas têm o mesmo problema. A timidez é como uma ansiedade social. E normalmente está realcionada com falta de amor próprio e confiança. Em algumas pessoas, essa ansiedade obriga-as a conhecer centenas de pessoas e de ter dezenas de relações pessoais, outras fecham-se completamente para o mundo. Cuidado que a timidez, em casos graves pode cair em solidão que é uma das principais causas de depressão.

Os individuos timidos estão, normalmente, absortos neles mesmos, preocupados com o efeito que terão nos outros e como os outros se sentem em relação a eles. Ficam absortos no seu próprio desconforto e não se conseguem focar numa relação com outra pessoa.Este ciclo torna-as mais sozinhas e, logo, mais timidas.

Existem muitos recursos disponíveis desde profissionais até terapias individuais ou de grupo. Não acredito que os medicamentos sejam a solução. Apenas casos extremos são passíveis de serem tratados com medicação. Acho que há um trabalho longo mas para o qual já deu o primeiro passo! Já procurou ajuda. Isso é o primeiro passo para a recuperação completa.

Vou-lhe enviar um e-mail com mais informação, sinta-se à vontade para me escrever sempre que sentir necessidade.

Rui
publicado por Zen às 10:00
link do post | comentar | favorito
41 comentários:
De diogo a 20 de Junho de 2009 às 00:09
oi
tenho 18 anos e sou muito timido, todos os dias penso que isso muda no dia a seguir por minha própria vontade mas quando saio de casa e enfrento as pessoas na escola, não me sinto á vontade
já tenho 18 anos e nunca levei um não de uma rapariga mas também nunca pedi uma menina ou pa dançar nem para namorar
como era timido em pequeno, continuei não aproveitando a minha infancia, hoje tenho a noção que tenho a cabeça enorme, e que talvez por isso as pessoas me ponham á parte, podem nem por mas quando disem algo ao meu lado penso logo que tao a gosar comigo(a diser mal)
reparo que quando passo as raparigas ficam a olhar para o meu fisico, mas como tenho preconceito com a cabeça perante as raparigas sou muito timido
e como conssequencia de nunca ter tido namorada custa-me cada vez mais fazer amigos pois quando falam de namoradas eu como nunca tive sertamente que gozariam muito
outro dos aspectos da minha timidez é que parece que nunca tenho assunto pa falar com as pessoas que conhesso á menos de um ano, e quando passo por elas ás vezes evito olhar pa elas para não diser uma baboseira
quando falo com as pessoas mais velhas ou da minha terra não me sinto timido, pelo contrário
gostava que me ajudassem com estes dois precunsseitos, pois para mim a minha maior timidez deve ter essa origem
deixo o meu mail para alguem que me possa ajudar
ediogo10@hotmail.com
De NaMaciota* a 22 de Setembro de 2009 às 18:33
Como eu me identifico com alguns dos vossos comentarios...às vezes sinto-me tão sozinha e penso que eu estou no lado oposto das pessoas "normais"
Quem dera ser diferente ou pelo menos conseguir lidar com a timidez e fazer as pessoas perceberem que não é por mal que por vezes não lhes falo;ou que perferir ouvir a falar não é nada do outro mundo!
De Baby a 2 de Novembro de 2009 às 23:44
Olá pessoal...estou aki pelo mesmo motivo de muitos né! pois eu tb sou timida .....na escola e com o amigos mais intimos nao sou muitooo..vacalho muitoo..brinco na hora de apresentar trabalhoo sou beem mais tranquila q antes..agoora para me relacionar com alguém a timidez ja me atraplhou e continua me atrapalhando muitooo...naoo namoroo ..nem nada....tenhoo vergonha até dos paqueras..nuss fico vermelha quando as pessoas em minha volta ficam sorrindo de mim e dizem nao acreditar na minha timidez porque em outros momentos eu nao sou timida como citei o exemplo da escola! enãoo é isso acho q minha personalidade muda de acordo com o ambiente e o momento....ela só mudou porque eu consegui reverter em vários aspectos como o da escola e com amigos..apesar q o resultado naoo foi 100% mas melhorei bastante.....mas em relacionametos nunca foi beem sucedido pois minha timidez sempre me arapalhou!!

Boom esse q escrevi é um pouco de mim!!!rsrs
De J a 24 de Janeiro de 2010 às 16:14
Tenho 19 anos e estou sofrendo muito por ser timida,não consigo conversar com as pessoas,me sinto péssima quando tenho que ir a alguma farrinha ou festa,casamentos e etc...Me sinto muito mal por ser assim,tenho pensamentos muito negativos a meu respeito e sempre penso no que os outros vao pensar sobre mim e acabo esquecendo de mim mesma,quero muito ser diferente,no meu serviço tenho muitas dificuldades ja que tenho que falar com as pessoas e elas quase nao me escutam por eu falar sempre tão baixinho,me sinto diferente,boba e tao mal que me doii por dentro e o que resta são as lágrimas e a promessa e mim mesma de mudar,pq eu sei que so depende de mim ter força de vontade e querer mudar.mas ta sendo muito dificil e nao estou conseguindo quero muito ajuda de alguem..
Obrigadaa.. e me respondam por favor..
De xana a 12 de Abril de 2010 às 01:06
tenho 16 anos. a timidez..o quanto me fez e faz sofrer! e nao é só com o facto de nos sentir mos desconfortaveis ou deslocados que temos de nos preocupar, para alem disso é viver constantemente a ser pressionados a agir de outra forma. e entao por mais que queiramos mudar, estamos de tal forma rotulados que se torna demasiado doloroso. sou a pessoa mais divertida em frente aos meus grandes amigos.. impressionante nao é? mas essa sou eu, sou tudo o que eu posso e quero ser para o resto do mundo..mas tal como vcs fica sempre para amanha, pq isto há-de passar, pq eu hei-de encontrar forças, pq sim! creio que ha algum tempo estive envolta numa grande depressao, ninguem deu por nada, com o passar do tempo consegui aprender a esconder os sentimentos, quando mesmo necessario chorar no duche, adoptar uma postura de frieza quase como um escudo protector que nada deixava transparecer, e entao cheguei praticamente ao limite mantendo uma aparente normalidade e descarregando na escrita o que mais ninguem via, os meus pensamentos mais negros. sempre o fiz, escrever libertou-me de muito, fez e faz-me acreditar que sou mais do que um fardo. nao porque acredite realmente nos meus dotes de escritora, mas pelo facto de encontar na escrita uma forma de me expressar, de fazer valer aquilo que eu penso e que ás vezes se torna dificil dizer, pelo facto de perceber que sou capaz de criar algo que partiu unicamente de mim, da minha essencia!
fica o meu testemunho.. e a sugestao se quiserem: escrevam aquilo que sentem se nao o conseguem expressar de outra forma.
De Alex a 3 de Junho de 2010 às 19:22
oiiii ! Sou Alex tenho 16 anos sou muito timido em chegar em garotas ai perco muitas aportunidades de ficar con mininas bonitas.. Ao mesmo tempo tenho facilidade em arrumar colegas,e tenho dificuldades em se cumunicar com outras pessoas !!! Ai já nao sei se é timidez ?será que pra min responder!

abraço
De Douglas B.F a 12 de Março de 2011 às 18:03
Eu sou um pouco tímido.
Mas eu converso bastante.
E dizem que os \'\'quetinhos\'\' são os piores.
De Douglas B.F a 12 de Março de 2011 às 18:15
Eu sou um pouco timido, mas eu prefiro as mulheres mais ousadas e atrevidas

Comentar post

.pesquisar
 
.tags

. todas as tags

.links
.subscrever feeds