Um blog sobre pessoas, relações e tudo o que nos une.
.posts recentes

. A Retoma

. Timidez - Impacto na e da...

. Timidez - Exercícios simp...

. As 7 questões que se deve...

. Deixar a velha magia no s...

. 10 Regras para ser um ser...

. Um pequeno conto budista

. Estou de volta

. A Timidez

. Votação no SAPO

.arquivos

. Fevereiro 2010

. Setembro 2008

. Julho 2008

. Julho 2007

. Junho 2007

. Março 2007

. Dezembro 2006

. Novembro 2006

. Setembro 2006

Quinta-feira, 14 de Junho de 2007
Factos sobre uma relação
Qualquer relação assenta sobre quatro pilares fundamentais:

   1. Amor
   2. Compreensão
   3. Responsabilidade
   4. Respeito


Os níveis destes quatro pilares varia de relação para relação. Por exemplo, poderá ser muito amiga(o) de alguém mas reconhecer que essa pessoa não é minimamente responsável. Obviamente que não vai mostrar o mesmo nível amoroso com uma familiar e com um completo estranho.

Os níveis destes quatro pilares em qualquer relação mudam dinamicamente com o estado de espírito de cada pessoa. Por exemplo, num dia em que corre tudo mal (e todos nós temos destes dias...) os níveis de respeito e compreensão podem cair drasticamente. Muitas vezes até traços e características de outras pessoas que até achamos piada, num determinado dia tornam-se o seu mais profundo defeito. Levando-nos muitas vezes a estados de irritação grandes.

No entanto, quando falamos de uma pessoa próxima tal como um membro da família ou alguém com quem temos uma relação íntima, estes pilares devem permanecer elevados. É essa a chave de uma relação duradoura. Se um destes pilares desequilibra, então a relação torna-se desequilibrada. Se esse desequilíbrio se acentua, então muitas vezes é por ali que a relação tomba.

Cada um destes pilares tem a sua própria importância numa relação. Nenhum deles é mais importante que outro. De novo saliento, muito amor sem responsabilidade ou respeito, não irá ajudar nenhuma relação a durar, por exemplo.

Da próxima vez que sinta que a sua relação está a ter um problema grande, avalie cada um destes pilares individualmente. Verá que assim é mais fácil de reconhecer o problema e pensar numa solução a curto, médio e longo prazo.
publicado por Zen às 12:04
link do post | comentar | favorito
.pesquisar
 
.tags

. todas as tags

.links
.subscrever feeds